História Contemporânea

A Revolução Francesa (1789-1799):
 A França antes da Revolução estava vivendo em uma Monarquia Absolutista onde o rei era escolhido por deus, e além disso estava vivendo em uma extrema desigualdade onde o nobre e os cleros não pagavam os impostos e por isso sobrava para o terceiro estado pagar toda as despesa do clero e da nobreza causando uma grande crise econômico-financeira sob o reinado de Luís XVI, para resolver a crise o rei resolveu convocar a reunião do Estados Gerais.
  • Estados Gerais: Na reunião dos Estados Gerais (reunião dos 3 estados: clero, nobre, resto) o povo resolveu se separar da dos outros dois estados com a justificativa que eles eram a própria nação francesa e declararam-se em Assembléia Nacional.
  • Assembléia Nacional:Onde eles se "trancaram" em uma sala e solenemente juraram que não iriam se dispensar enquanto não dessem à França uma Constituição descente.
  • Assembléia Nacional Constituinte: O rei estava com medo de perder seus poderes com a constituição formulada pelo terceiro estado ordenou os representantes do clero e da nobreza participassem da reunião. O rei também demitiu Necker ministro da economia onde ele disse para que se resolva a crise financeira da frança o melhor jeito a se fazer seria diminuir os gastos com o clero e nobreza e fazerem eles a contribuirem com os impostos. Esse foi o estopim para a tomada da bastilha (uma espécie de prisão dos inimigos políticos). Em 1791 aprovada a nova constituição que definia a França como uma Monarquia Constitucional.
  • Assembléia Legislativa: Tomada a decisão a França entrou em guerra com a Áustria pois ela estava contra a Revolução Francesa. Outro levante popular ocorre em paris, a população invade o palácio do rei mas o rei foge pedindo auxilio para a assembléia legislativa, contudo os membros da assembléia anularam o poder do rei e o manterem preso termina ai a Assembléia Legislativa e Começa Republica Francesa.
  • Convenção Nacional: O rei foi condenado e guilhotinado. Inicia-se o período mais violento da Revolução comandada pelos jacobinos (radicais) onde todos que eles suspeitavam que era contra a revolução era guilhotinado, a guilhotina era algo comum nesse período, com isso os jacobinos foram perdendo prestígio dando força aos mais conservadores os girondinos. Em julho de 1794 a convenção vota na prisão de Robespiere (líder Jacobino) e em seguida é guilhotinado com os demais integrantes do seu grupo
  • Diretório: O diretório foi caracterizado por um golpe de um general que chamava-se Napoleão Bonaparte esse ato ficou conhecido com golpe de 18 de brumário e terminava-se a Revolução Francesa e iniciava-se a Era Napoleônica.
 Era Napoleônica (1799-1815)
   A era napoleônica é abordada nas escolas dividida em três etapas: o consulado, o império e o governo dos cem dias
________________________resumo incompleto__________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário